Celebridades apostam nas listras horizontais!
Listras são clássicas na moda feminina e também na masculina. Mas os desenhos na horizontal figuram entre os itens de risco do guarda-roupa. Isso porque direcionam o olhar para a largura da silhueta, além de promover 'cortes' no corpo que podem achatar a figura corporal.
Todos esses 'perigos' foram por água à baixo quando a marca italiana Prada apresentou a coleção verão 2011 - na temporada de desfiles realizada em setembro de 2010 em Milão - recheada de listras horizontais, largas e multicoloridas. Os padrões vieram acompanhados de babados, formas mais longe do corpo e volumes, sem medo de arriscar.
Look da coleção verão 2011 da Prada que aposta no padrão multicolorido e de tiras largas
Foto: Getty Images
A proposta caiu no gosto das personalidades, que já apostam em modelos com listras mais chamativas. A moda chega após temporadas de reinado do estilo navy, caracterizado pelas listras geralmente nas cores branco e marinho, que ainda seguem em alta.
Kristen Bell usa camiseta com listras na altura dos seios e decote V. A combinação com paletó curto e ombros marcados deixou sua silhueta achatada e larga
Foto: Getty Images
"Estávamos acostumados com o clássico 'cor sim, cor não' e agora elas chegam com tudo, em cores e espessuras diferentes, tudo no mesmo look", afirmou a consultora de moda e psicostylist Marcia Jorge, que diz que é possível adaptar as listras horizontais a todas as silhuetas. "O conceito de que achatam a silhueta é válido, mas, tomando alguns cuidados, é viável para todas, inclusive para as baixinhas ou gordinhas".
Michele Borth segue a proposta navy com vestido tubinho listrado com detalhe nos ombros
Foto: Getty Images
A editora da Vogue Japão Anna Dello Russo combina vestido e sapatos listrados da Prada, numa 'produção' exclusiva para fashionistas
Foto: Getty Images
Ela enumerou cinco dicas sobre como escolher peças no estilo:
1) Listras de cores contrastantes fazem 'cortes' na silhueta, portanto é necessário observar onde esses efeitos aparecem na roupa.
2) Evite grande contraste de cores nas partes mais largas do corpo, como quadris, seios ou costas, se for o caso. Isso dá o efeito visual de achatar a região o que pode enfatizar ainda mais o volume.
3) Listras mais largas favorecem mais mulheres altas e magras.
4) Se as cores das listras são parecidas, ou tom sobre tom, a peça favorece mulheres com silhueta mais curvilínea ou mais cheia.
5) Reparamos sempre primeiro nas listras mais largas, que dão a sensação de volume, portanto prefira peças no estilo nas regiões mais finas do corpo, desde que não vá trazer desarmonia ao visual. Por exemplo, se tiver quadris largos, o ideal é usar listras mais largas na parte de cima
Post a Comment