Conheça Camila Ribeiro, a modelo transexual que veio para ficar!!

Fala-se de diversidade na moda. Pauta importante e que nos últimos tempos vem ganhando espaço na mídia – convenhamos que já estava mais do que na hora. O assunto vai muito além de cor da pele ou etnia: envolve também a questão de gêneros. Camila Ribeiro, 24, natural de Manaus, Amazonas, não esconde sua transexualidade. Aliás, já foi destaque revista “Candy” – publicação europeia LGBTTT que já teve capas ilustradas por personalidades como Chloe Sevigny, Tilda Swinton e James Franco, sempre clicadas por fotógrafos do calibre de Steven Klein, Mariano Vivanco e Terry Richardson, além de ter sido eleita pela poderosa Givenchy para trabalhos internos da maison em Paris. Confira mais sobre a modelo e aposta da Joy Model Management:
Camila, vamos direto ao assunto! Como é ser uma modelo trans em um mundo cheio de preconceitos? Você acha que a moda está preparada para te receber?
É difícil. Existe muita resistência de alguns clientes. Já passei por uma situação completamente absurda: uma cliente subestimou a mentalidade de seus clientes, alegando que eram pessoas que não entenderiam “aquilo”. Preferi não levar isso adiante. Não vai ser a primeira, e nem a última. Infelizmente tive que engolir isso para seguir em frente. Também  entendo que é apenas mais um meio, além das escolas, mercados formais de trabalho e “ambientes familiares”, que revelam a intolerância contra pessoas trans na sociedade. É um reflexo da sociedade transfóbica em que vivemos.
Camila em backstage de desfile em Nova York ©Reprodução
CAMILA EM BACKSTAGE DE DESFILE EM NOVA YORK ©REPRODUÇÃO
E como você foi descoberta modelo?
Estava fazendo fitting e fotos para o projeto de um amigo, durante a faculdade – aliás, sou graduada em moda. Fui incentivada por ele a procurar uma agência, e resolvi tentar. Fui a São Paulo e foi então que tudo começou.
Quais referências definem o seu estilo?
Prezo pelo conforto e por coisas mais básicas. Gosto da estética 90’s, jeans bruto, cortes simples e masculinos, formas oversized. Prefiro preto, listras e às vezes arrisco em tons de bege e terrosos.
Qual o seu maior sonho na carreira?
Trabalhar com pessoas criativas! Essa troca de energia criativa é o que importa pra mim.
Existe alguma marca ou designer que gostaria muito de trabalhar um dia?
Se McQueen estivesse vivo, com certeza seria ele. Também gosto do período de Galliano na Dior. Me encanta a teatralidade no trabalho de ambos. Galliano também está fazendo um trabalho brilhante na Maison Margiela.
Camila para "L'Officiel" Brasil ©Rafael Pavarotti/Reprodução
CAMILA PARA “L’OFFICIEL” BRASIL ©RAFAEL PAVAROTTI/REPRODUÇÃO
Me diga um momento memorável da moda que não sai da sua cabeça?
Um momento que não sai da minha cabeça: Alek Wek fotografada por Herb Ritts, em 1998. O fundo branco, com ela nua e uma textura plástica em todo seu corpo, e spikes na cabeça. Absurdamente bela!
Modelo referência? 
Gosto de modelos que se entregam sem medo de parecerem esquisitas, que se transformam a cada trabalho, como Raquel Zimmermann e Mariacarla Boscono, entre outras.
Qual a sua maior obsessão ultimamente?
Sou obcecada por música! Não consigo fazer nada sem uma trilha. Apesar de não saber tocar nenhum instrumento (e muito menos cantar! Rs), sou muito apaixonada por música.
O que de especial em você te faria uma top model?
Eu encaro o trabalho. Me empenho, sem a pretensão de receber títulos.
Até agora, qual foi sua melhor experiência na moda?
Tive dias muito interessantes dentro da maison Givenchy, no ano passado em Paris. Ver todas aquelas peças incríveis e o processo trabalhoso por trás disso, foi uma experiência que me enriqueceu.
E na vida?
Um dos grandes privilégios de viajar é ter acesso a arte. Ver obras que sempre via nos livros, e de repente estavam na minha frente, é realmente muito emocionante. Ainda há muito para desvendar. Quando conseguir um tempo livre em NY, quero ver as obras do Basquiat e o muro do Keith Haring no Harlem.
Camila para "Marie Claire" Brasil ©Reprodução
CAMILA PARA “MARIE CLAIRE” BRASIL ©REPRODUÇÃO
As 5 músicas mais tocadas da sua playlist?
Animal Collective – On a Highway
FKA Twigs – In Time
Kelela – Floor Show
Bryson Tiller – Don’t
Jamie XX – Sleep Sound
Qual o filme da sua vida?
“Vários” do Almodóvar.
Signo?
Capricórnio
O que faria se não fosse modelo?
Ilustradora ou algo relacionado a música.

Nenhum comentário