Elegância retrô para os homens marca Semana de Moda de Milão

A coleção da Ermenegildo Zegna sintetiza a temporada inverno 2011 com referências à alfaiataria clássica misturada a peças que remetem à montaria. Foto: Getty Images

A coleção da Ermenegildo Zegna sintetiza a temporada inverno 2011 com referências à alfaiataria clássica misturada a peças que remetem à montaria
Foto: Getty Images

O passado volta com força às coleções masculinas. É o que propõem as marcas que participaram da Semana de Moda Masculina de Milão, que aconteceu na cidade italiana, de 15 a 18 de janeiro. Abrindo a temporada internacional de inverno 2011, as grifes focaram em décadas passadas, como a de 40, mostrando alfaiataria bem cortada, na maioria das vezes sequinha, ajustada ao corpo, com detalhes refinados, pontuados por detalhes que remetem ao campo e a esportes ligados a ele, como montaria.

Recortes tipo patchwork, couro ou camurça e detalhes de lã mostram a imagem de um homem ligado à natureza, másculo, mas extremamente elegante. Os casacos se destacam em todas as coleções, assim como a sobreposição de peças, um reflexo da rigorosa temporada de inverno que a Europa vive, mas também uma tentativa de vender peças de valores mais altos, para garantir lucratividade num disputadíssimo e ainda em crise mercado internacional.

Certo ar preppy surge, além de traços de militarismo, assim como peças que remetem à aristocracia. Entre os acessórios, os sapatos são clássicos, de bico fino de ponta levemente quadrada e com acabamento brilhante, quase um verniz. Bolsas mais quadradas e boinas, como se tirados do guarda-roupa do avô, também apareceram.

As coleções privilegiam o preto, cinza, marrons, mas aparecem também os tons de bege, branco e pitadas de cores fortes, principalmente nas coleções da Burberry e da Jil Sander, que investiram em casacos de modelagem quadrada, clássicos, renovados pelos tons vibrantes.

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